Café com Gotas de Felicidade - Autoeficácia, Otimismo e Esperança

Você conhece o poder da autoeficácia, do otimismo e da esperança na superação das adversidades?


Na via todos nós, todos nós em um dado momento, passamos por situações delicadas, inesperadas ou mesmo adversas. Situações estas que que nos impõem limites e desafios que as vezes creditamos serem maiores que nós. No entanto é, justamente, nestes momentos que podemos devemos desenvolver e potencializar a autoeficácia, o otimismo e a esperança. Segundo os mais renomados pesquisadores da área da Psicologia Positiva, esta tríade de boas perspectivas nos ajuda a enfrentar os desafios e adversidades com muito mais sucesso.


Quer prender um pouco mais sobre estas possibilidades transformadoras? Então vamos lá!


Autoeficácia - é a crença de que se pode realizar o que se deseja. É um pensamento relacionado ao sentido de controle pessoal e está intimamente ligada à motivação.


Otimismo - está relacionado à maneira como as pessoas explicam o que lhes acontece, ou seja, é a forma através da qual as pessoas atribuem juízo ou explicações às coisas boas ou ruins que lhes acontecem.


Esperança – está apoiada e cognições construídas cm base nos pensamentos voltados para o objetivo, ou seja, a pessoa esperançosa tem pensamentos que criam caminhos e estratégias para alcançar seus objetivos e metas. É a capacidade de encontrar rotas que levem ao objetivo desejado (pensamentos baseados em caminhos) e às motivações necessárias para que a pessoa use estas rotas de pensamentos (pensamentos de agência).


Então segue a dica:
Faça uma listinha de pessoas que fizeram parte a sua infância as quais você pode considerar pessoas realizadas, fortes, inspiradoras e modelar (copiar) a autoeficácia, o otimismo e a esperança que elas possuem e que podem lhe influenciar positivamente.