Rua do Imperador, 288, Sala 710, Shopping Dom Pedro II, Centro, Petrópolis, RJ.

Ligue: (24) 2242-0310

Marque uma Consulta

Psicologia Positiva

Em 2019 faça a diferença em sua vida. Ouse, sonhe, mas tenha ATITUDE. A palavra é ATITUDE!

Felicidade

Pontos fortes

Florescimento

Faça de 2019 um ano de realizações!

Descubra e desenvolva seus talentos e pontos fortes. Transforme metas em realidade utilizando suas forças de caráter! Desfrute de muitas emoções positivas atrvés das suas potencialidades!

“Quando você tem certeza, emite energia positiva que se traduz em ondas harmônicas. O universo acolhe essas ondas e conspira a seu favor.”

Crenças são pensamentos que regem a nossa vida, São compreendidas como as idéias mais centrais da pessoa a respeito de si próprias, das outras pessoas e do mundo. São convicções que nos levam aos passos necessários para alcançarmos nossos sonhos. Habitualmente, as pessoas mantêm crenças nucleares relativamente positivas ("Sou saudável”, “sou competente”, “posso ser amado"). Entretanto, crenças nucleares negativas também existem ("Não sou merecedor de afeto", "Não sou amado", "Sou incompetente") e são ativadas em momentos de sofrimento emocional. Quando as crenças negativas são ativadas, muitas das vezes, a fragilidade emocional e psicológica coloca em risco os projetos idealizados provocando desânimo, frustrações e infelicidade. 

As crenças positivas são fundamentais para o alcance das metas e de uma vida com mais sentido e propósito. O caminho para grandes realizações começa com pensamentos otimistas e positivos. Mas não basta somente termos pensamentos otimistas, é necessário ativarmos nossas crenças fortalecedoras. É necessário que tenhamos atitudes responsáveis e coerentes com nossos desejos e valores.

Transformar sonhos em realidade (metas) é possível sim, desde que se honre quem se é. Fazer escolhas e assumir responsabilidades por elas é o passo inicial e o mais importante. Somente é possível honrar quem se é a partir do respeito a própria essência. E, esta essência está intimamente relacionada com suas crenças fortalecedoras e potencialidades humanas: talentos, pontos fortes, qualidades, habilidades, virtudes e forças de caráter, esperança, resiliência e tantos outros aspectos humanos saudáveis.

Qualquer pessoa pode ter uma vida boa, mas somente aquelas que honram seus próprios valores podem ter uma vida significativa e desfrutar de emoções positivas. Alguém responsável é alguém que se importa com seus próprios valores e busca meios para vivenciá-los em sua existência. São os valores que norteiam a vida e as escolhas que se faz nela.

A descoberta dos valores, pontos fortes, forças pessoais (forças de caráter) constituem aspecto fundamental e indispensável para que se alcance metas e se tenha uma existência significativa. Alinhar as fortalezas humanas com metas de longo, médio e curto prazos levará à satisfação com a própria vida.

Saiba mais acompanhando as matérias do nosso site e descubra como é possível se tornar uma pessoa mais feliz e realizada. 

PSICOLOGIA POSITIVA: UMA MANEIRA DE ATINGIR O BEM-ESTAR E A QUALIDADE DE VIDA VIVENDO EMOÇÕES POSITIVAS

Texto retratando trechos do livro: A CIÊNCIA DA FELICIDADE - Como atingir a felicidade real e duradoura - Sonja Lyubomirsky, Ph,D.

Estudos representativos realizados com adultos dos Estados Unidos indicam que pouco mais da metade de nós (54%) está "moderadamente saudável do ponto de vista mental", mas não está, necessariamente, bem e satisfeito com a vida. Segundo estes estudos falta-nos mais entusiasmo pela vida e estarmos ativa e produtivamente envolvidos com o mundo. isso explica por que o desejo de ser mais feliz é sentido não só pelos clinicamente deprimidos mas, também, por uma grande parcela de nós. Isso ocorre com as pessoas que não são tão felizes quanto gostariam de ser, e que percebem não estarem prosperando, até aqueles que podem estar se saindo muito bem mas que querem mais alegria, mais sentido na vida, mais relacionamentos positivos e empregos estimulantes. Por fim, alguns de nós pode ter conhecido a verdadeira felicidade, mas se sentem impotentes para trazê-la de volta nesse momento" (Sonja Lyubomirsky).

A sensação de ter sido arrastado pela vida ou de ter caído numa rotina devastadora, mutias vezes, acompanha muitos de nós e isso pode tirar o brilho dos nossos olhos, o prazer de viver e até a capacidade de sermos produtivos mesmo realizando aquilo que gostamos de fazer. Várias vezes pensamos que seria necessário uma imensa quantidade de energia ou um milagre para trazer novamente um sentido para nossa vida.

Sonja Lyubomirskyem seu livro A CIÊNCIA DA FELICIDADE, mostra que é possível renovar ou reencontrar e manter um sentido maior para nossa existência a partir de pequenos e simples gestos, porém, praticados com frequência. Isso produzirá resultados significativos e imediatos em nossa vida cotidiana.

Martin Seligmam, professor da University of Pensylvania, em seus livros Felicidade Autêntica (2002), Aprenda a ser otimista (1991) e Florescer (2011) fala sobre como é possível se tornar mais feliz, ter maior bem-estar e encontrar mais sentido e propósito na vida. Em seus estudos também faz referências a estratégias para o aumento da felicidade e do bem-estar, inclusive, mostrando os resultados do trabalho psicoterapêutico que fez com um grupo de pessoas extremamente deprimidas. Estas pessoas foram estimuladas a se envolverem com alguma tipo de tarefa simples, mas que deveria ser realizada diariamente por um determinado período de tempo. Em 15 dias o estado dessas pessoas passou de "gravemente deprimido" para "leve a moderadamente deprimido", e 94% delas se sentiram aliviadas.

Estes estudiosos indicam que é possível modificar o nosso estado emocional a partir de passos iniciais simples desde que realizados com constância, tornando, assim, factível a implementação de mudanças importantes para a construção de uma vida mais feliz. 

Esses são alguns passos que podem ser seguidos diariamente para tornar a vida mais leve e feliz:

a) Reconhecer que nosso desejo de sermos felizes não é apenas excesso de otimismo, mas sim, uma necessidade vital;

b) Praticar ou se envolver em atividades prazerosas e que traga sentido para a vida;

c) Desenvolver em um plano de ação a longo prazo;

d) Praticar exercícios físicos regularmente;

e) Honrar o que deseja e quem se é...

 

Pense nisso e se planeje para entrar em ação. As mudanças que deseja em sua vida só dependem de você!

 

ESPERANÇA

Por que não falar de ESPERANÇA. Escolhi falar desta força de caráter que compõe as qualidades humanas, justamente por estarmos num momento de crise no Brasil e, em especial porque os valores morais e cívicos estão se transformando. E por estarmos vivenciando uma transformação global falar sobre esperança é tão importante quanto falar de economia. A todo instante somos surpreendidos com desafios e incertezas que geram insegurança, ansiedade e muito estresse e, essa transformação vem contribuindo para o adoecimento dos indivíduos. 

Junto a tantas mudanças, algumas  bastante negativas e outros muito positivas, a Psicologia Positiva vem despontando como um caminho para tornar as pessoas mais felizes e aponta para a transformação do mundo num lugar melhor de se viver.

Segundo alguns dos mais importantes estudiosos da Psicologia Positiva, mas especificamente Seligman e Peterson (2000, 2004) realizaram uma vasta pesquisa sobre o que vai bem com as pessoas dando origem ao manual de classificação das Forças de Caráter no qual destacam 06 virtudes e 24 Forças de Caráter. Esta pesquisa deu origem ao teste das Forças de Caráter, em formato eletrônico, também  conhecido como VIA-Survey (www.viacharacter.org). Estes dois estudiosos afirma que a prática, cotidiana, das Forças de Caráter eleva o nível de emoções positivas impulsionando a pessoa a se sentir mais feliz e satisfeito com a própria vida.

Dentre as 24 Forças de Caráter, a esperança é um dos traços positivos que faz com que o indivíduo pense de forma mais otimista sobre a vida. A esperança é a crença de que a vida pode ser melhor, junto com as motivações e os esforços para torná-la melhor. Mais do que desejar, ter anseios ou sonhar acordado, esperança caracteriza o pensar que conduz a ações dotadas de realizações. 

Manter a esperança através da prática diária é uma das estratégias para melhorar a vida . e encontremos mais emoções positivas no desgaste da vida cotidiana.

Saiba que encontrar algo de positivo no desgaste e correria da vida cotidiana nem sempre requer experiências magníficas ou extraordinárias. Basta que tenhamos um olhar mais otimista na vida e acreditarmos que dias melhores virão. Termos atitudes, diárias, voltadas para a busca dos nossos objetivos amplia a nossa percepção abrindo a nossa mente para novas experiências através das quais o poder das emoções positivas se farão presente e transformarão a nossa qualidade de vida.

Então, para finalizar, convido você a fazer um pequeno exercício mental.

Imagine-se numa academia praticando atividades físicas. Mesmo que você não seja adepta (o) desta prática faça um esforço e imagine-se na academia malhando os músculos. O que irá acontecer com seu corpo se você praticar estes exercícios regularmente? O seu corpo sofrerá algumas modificações na estrutura, não é verdade? Seus músculos ficarão mais acentuados, seu corpo mais delineado e esta nova forma física causará mudanças em seu visual. Você passará a se perceber de outra forma.

Pois bem, de certa forma, é exatamente este processo que acontecerá com o seu cérebro se você se dedicar a "malhar" as suas Forças de Caráter.

Para esta semana estou sugerindo que você exercite a Força de Caráter ESPERANÇA. Acredite em você! Acredite que o dia irá ser bom e positivo! Tenha um olhar mais otimista e esperançoso na vida!

Faça este mini experimento por apenas uma semana e anote as emoções positivas que experimentar e, em seguida, dê uma nota de 0 a 10 para cada uma delas e perceba que você se sentirá mais feliz.

Bom trabalho!!!