Café com Gotas de Felicidade - Liderar em períodos de turbulência

“Não se é líder batendo na cabeça das pessoas - isso é ataque, não é liderança.” Dwight Eisenhower

Em períodos de turbulência, é de total importância que alguém assuma o leme para que a diretoria possa tomar suas decisões com mais tranquilidade e para que os colaboradores não se sintam tão abalados psicológica e emocionalmente, assim conseguindo lidar com o cenário instável.

Independentemente dos fatores que precipitaram a crise serem externos ou internos, uma boa liderança em tempos de crise é indispensável para a superação das adversidades vividas pela organização.
E é nesse contexto, que o papel do líder engajador e inspirador faz total diferença, pois deve ser aquele que assume o controle da situação, vai para a linha de frente e preocupa-se com o bem-estar de seu pessoal sem se esquecer das suas responsabilidades e papel.

Diferentemente do chefe que se tranca em sua sala, dá ordens, faz despachos de tarefas, se preocupa com os números e busca encontrar um culpado quando as coisas não vão bem.
O líder, no momento em que os ânimos estão tensos e a situação parece complicada, prova a que veio, ou seja, mostra o porquê que está na posição de líder.
Comprova suas Soft Skills: comunicação, capacidade de resolver problemas, assume suas responsabilidades de forma clara e engaja o time mostrando que se todos estiverem fazendo suas funções “o barco irá navegar por águas turbulentas, mas não afundará”.

Quais são os diferenciais do líder que é capaz de tomar a frente da situação de crise?
1. Controlar os ânimos da equipe;
2. Manter o engajamento;
3. Assume as consequências de suas decisões;
4. Consegue tomar atitudes difíceis sem pestanejar e sem ser impulsivo;
5. É estratégico e resolvedor de problemas encontrando inúmeras possibilidades e soluções, dentre outras.

Se sua empresa possui um bom líder, ele será capaz de inspirar os colaboradores a se esforçarem e superarem o momento ruim juntos e esse é o seu maior diferencial.