Café com Gotas de Felicidade - A Saúde do Trabalhador

O Café com Gotas de Felicidade e a saúde do trabalhador.

No mundo dos negócios fica cada vez mais visível que é necessário desenvolver inúmeras competências emocionais e comportamentais tais como: inovar, ser criativo, colaborativo, empático, automotivado, saber lidar com o caos, construir bons relacionamentos...

Tudo isso para tornar o time e a entrega de resultados mais eficiente e veloz.

Acontece que na contramão dessa velocidade , hoje inevitável, e dos seus benefícios, encontramos o estresse acentuado configurado pela Síndrome de Bournout, que acomete o capital humano das organizações independentemente da hierarquia que as pessoas ocupam.

Transtornos como a depressão, ansiedade acentuada, pânico, fobias e direção suicida ou mesmo tentativas de autoextermínio já são uma realidade dentro do ambiente organizacional. Outras queixas como falta de motivação, melancolia, baixa criatividade e perda da vitalidade também estão presentes neste contexto.

A Psicologia Positiva traz contribuições inigualáveis para a saúde do trabalhador. Segundo Shawn Achor, estudioso da Psicologia Positiva, organizações que estão abertas a empregar os princípios da Ciência da Felicidade e se preocupam em desenvolver ações voltadas para a saúde física e mental dos seus colaboradores, estarão à frente do seu tempo.

Experiências diárias com um nível maior de emoções positivas tornam os colaboradores mais saudáveis, criativos, com mais energia, mais colaborativos, além de contribuir para o aumento do bem-estar e também contribui para que a organização se torne mais longeva e próspera.

Ensinar os colaboradores práticas como gratidão, consciência do propósito pessoal, profissional e organizacional, forças humanas positivas, talentos e pontos fortes, abre uma vantagem competitiva no mercado para a organização.

Pense nisso: a felicidade no ambiente de trabalho gera benefícios e lucros!